Obras e manuscritos de Jorge Baleeiro podem ganhar acesso público em breve

Foto: Jorge Baleeiro de Lacerda (arquivo)

O escritor, jornalista e pesquisador Jorge Baleeiro de Lacerda faleceu em 2016, mas deixou um acervo literário considerado uma relíquia e que recebe os cuidados de sua esposa, a professora Sueli Bevilacqua Baleeiro de Lacerda.

A vereadora Mara Fornazari Urbano está sugerindo que este material seja adquirido pelo município e disponibilizado na Biblioteca Pública Municipal de Francisco Beltrão, para que toda a população tenha acesso a este legado cultural.

São mais de sete mil livros que Jorge Baleeiro reuniu ao longo de décadas de pesquisas e estudos, representando uma coleção única e insubstituível, abrigando títulos raros, documentos históricos e fontes de grande valor científico e cultural. Passando para a guarda do município, fica garantindo a preservação e pleno acesso à população.

“Preservar e incorporar esse acervo ao patrimônio público é um ato de respeito à memória de Jorge Baleeiro de Lacerda, à história de Francisco Beltrão e ao direito das futuras gerações de acessar este legado intelectual”, destaca a vereadora Mara.

Fonte: Assessoria