Paraná celebra a 8ª Flibi com programação literária em dezembro

Foto: Felipe Azambuja/BPP

Entre 1º e 6 de dezembro, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove a 8ª edição da Festa Literária da Biblioteca, a Flibi. Este ano, o evento leva o nome “Escritas daqui”, e traz destaque para autores e autoras de todas as regiões do Paraná. A Festa propõe um percurso pelas mais diversas formas de expressão da escrita, como poesia falada, saraus, encontros literários, mesas redondas, oficinas, pocket shows, além do lançamento oficial dos livros do edital Outras Palavras. A entrada é gratuita para todas as atividades. 

Em especial, esta edição da Flibi homenageia o escritor e professor Paulo Venturelli, membro da Academia Paranaense de Letras e autor de obras infantojuvenis premiadas no Brasil e no Exterior, como Visita à baleia (2012), Introdução à arte de ser menino (1996) e Admirável ovo novo (1993). 

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a Flibi confirma, nesta oitava edição, o protagonismo da literatura produzida no Paraná. “Este ano tivemos, pela primeira vez, um estande da SEEC/BPP na Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro. Estamos vivendo um momento ímpar com a projeção literária paranaense Brasil afora. Esta edição da Flibi é muito especial, com ampla participação de autores e autoras paranaenses, em especial a importante homenagem ao escritor Paulo Venturelli”, afirma.

“É com muita alegria anunciar a Flibi este ano, que possui uma multiplicidade de linguagens produzidas por autores e autoras tão importantes que temos no Estado. ‘Escritas daqui’, o tema desta edição, revela toda a nossa potência artística”, pontua Luiz Felipe Leprevost, diretor da BPP, que considera a instituição um espaço significativo para o fomento da área literária. “A Biblioteca Pública proporciona esses encontros que são de suma importância para o desenvolvimento do segmento cultural". 

Além de um reconhecimento de sua obra, Venturelli vê a festa como oportunidade para ampliar o acesso do público às produções locais. “Espero que a Flibi ajude a divulgar a literatura paranaense. Há muita gente fazendo trabalho interessante e que fica na sombra. E, de modo geral, que este evento apresente a literatura para o público em geral. Nesta época de tanta tecnologia, o humanismo não pode ficar de lado. A literatura mudou minha vida e me deu razão de viver. Tomara que isto ocorra com outras pessoas”, completa o escritor.

Já no primeiro dia acontecem apresentações de Jéssica Iancoski, Luci Collin e Daniele Rosa e um pocket show de Kátia Drumond e Ricardo Verocai. A abertura oficial da Flibi será às 17h, com a presença do diretor da BPP e de Venturelli, além de escritores(as) e artistas. Na sequência, às 18h, o homenageado conduz a palestra “A vida na literatura e a vida da literatura”. O Hall Térreo da biblioteca será palco de saraus e shows em todos os dias do evento.

Para os pequenos, a “Flibinha” conta também com uma programação infantil especial. Entre as atividades estão contação de histórias com o escritor Guga Cidral, a oficina LavraPalavra de escrita criativa voltada ao público infantojuvenil, com Gloria Kirinus, e uma apresentação teatral com George Sada, além de nomes como Bárbara Trelha, Bebel Ritzmann e Coletivo Marianas.

No último dia do evento, no sábado (06), acontece a apresentação do projeto Brincando Hip Hop, na rampa externa, às 11h30, com Liah Vitória e Maycon Souza, e, ao meio-dia, Janine Mathias encerra com um show para o público da BPP.

Todos os eventos são gratuitos. Algumas oficinas terão formulário de inscrição e os participantes podem obter o certificado de participação. A BPP funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 até 13h.

A FLIBI - Com sua primeira edição realizada em 2017, a Flibi geralmente acontece no final de outubro, em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Mesmo com a alteração de data, a festa segue com o mesmo objetivo de celebração, que é o fortalecimento da cadeia literária, com ênfase em apresentar múltiplas linguagens e estimular as pessoas à prática da leitura. 

O Cândido, único jornal literário produzido por uma biblioteca pública no país, desde 2011, segue atrelado a esses critérios, trazendo reportagens literárias sobre assuntos que geram reflexões e análises críticas, além de publicar conteúdos inéditos e especiais para aprofundar temas e criar espaços de escrita.

SOBRE O HOMENAGEADO - Paulo Venturelli é escritor, professor, pesquisador e bibliófilo, com mais de 30 livros publicados. Ocupa a Cadeira nº 5 da Academia Paranaense de Letras. Formado em Letras pela UFPR, produz poesias, contos, romances e textos infantojuvenis. Também publica em revistas especializadas e em periódicos fora do eixo acadêmico. Faz palestras, cursos e oficinas. Escreve poesias desde o final da década de 1970.

Ele tornou-se reconhecido em 1993 com o livro infantil Admirável ovo novo (Ed. Braga). Em 2012, publicou três dos seus principais títulos: Visita à baleia (Ed. Positivo), Histórias sem Fôlego (Ed. Kafka), e Meu Pai (Ed. Kafka). Venceu o prêmio de Melhor Obra para Criança, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), com Visita à baleia. Pelo conjunto da obra, recebeu o Prêmio Cruz e Sousa, da Fundação Catarinense de Cultura, e a Medalha do Mérito Fernando Amaro, da Câmara Municipal de Curitiba. Foi finalista do Prêmio Jabuti e selecionado para a Lista de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY), entre outros. 

MESAS DE BATE-PAPO - As mesas estão programadas para todos os dias, às 11h e às 18h, respectivamente, no Hall Térreo e Auditório. A única exceção será na quarta, dia 3, com uma mesa às 16h, sobre o Centro de Curitiba, ao invés das 11h. Temas como o papel social da literatura, crítica literária, expansão da linguagem e os novos rumos da literatura, autoras anônimas, entre outros, serão debatidos por autores de diferentes correntes literárias, dos mais jovens aos mais experientes.

OFICINAS - O público da Flibi poderá participar de oficinas e palestras sobre temas do meio literário pensadas para aproximar o público deste universo. As oficinas serão ofertadas de segunda a sexta-feira, sempre às 14h30. Na segunda-feira, dia 1, Thaíse Severo, do setor de preservação da BPP, fará uma apresentação de técnicas de conservação e restauro de acervos bibliográficos, mostrando desde cuidados simples na hora de manusear livros, até como amenizar acidentes com água e alimentos no papel. No dia seguinte, o jornalista Francisco Camolezi conduz uma oficina sobre revistas literárias.

A escritora e pesquisadora Iamni faz uma oficina sobre performance poética na quarta-feira, 3. Na quinta-feira, dia 4, Amanda Crispim conduz “Escritas pretas”, e na sexta-feira, 5, Jovina Renhga orienta sobre o tema escritas indígenas. Todas as oficinas acontecem na Sala de reuniões da BPP, com capacidade para 25 pessoas, com exceção de quarta-feira, que será no Hall Térreo. Todas as oficinas terão certificado para os participantes.

SARAUS - Durante todos os dias do evento ocorrem saraus com artistas e autores(as) diversos. Nomes como Luci Collin, Nena Inoue, Rosane Arminda, Hiago Rizzi, Nilson Monteiro, Ronie Rodrigues, Andréa Gavita, Mariana Marino, Luna Madsen, entre muitos outros(as), realizam leituras espontâneas no Hall Térreo da Biblioteca.

BPP - A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), uma das maiores do país, possui um acervo de aproximadamente 770 mil itens, recebe uma média de 800 usuários por dia e realiza cerca de 500 empréstimos diários. Em 2025, a BPP comemorou seus 168 anos, com ações que sedimentaram a instituição no cenário estadual e nacional, como a participação na 23ª edição Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP 2025) e a realização da nova edição da Noite na Biblioteca, voltada ao público infantil.  

Fonte: AEN