Mitos sobre exposição solar são esclarecidos por dermatologista no Dezembro Laranja

Foto: Dezembro Laranja - Shutterstock

O último mês do ano marca o início do verão no Brasil e da campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para conscientizar a população sobre os riscos da exposição solar sem protetor, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. A dermatologista Raquel Ferrari, do Hospital São Luiz Morumbi, lista mitos sobre a pele nesta época do ano.

Saiba os mitos sobre exposição solar no Dezembro Laranja

Bronzeado é sinal de saúde

O bronzeado nada mais é do que uma resposta da pele à agressão da radiação ultravioleta (UV). Isso significa que houve dano às células, o que pode aumentar o risco de câncer de pele no futuro.

Pessoas de pele escura não precisam de protetor solar

Embora tenham mais melanina, que oferece alguma proteção natural, pessoas de pele escura também podem desenvolver câncer de pele. A proteção é essencial para todos os tons de pele.

Roupas com proteção UV eliminam a necessidade de protetor

Essas peças tornam-se ótimas aliadas, mas o protetor solar ainda aparece como indispensável, principalmente nas áreas expostas.

Prevenção

Além do uso de protetor solar com FPS (Fator de proteção solar) 30 ou superior, evitar exposição solar entre 10h e 16h. Utilizar chapéus, bonés e óculos de sol com proteção adequada, manter-se hidratado. Recomenda-se também evitar o uso de produtos caseiros ou receitas sem comprovação científica para proteção solar ou bronzeamento. “Cuidar da pele é um ato de amor e responsabilidade. O sol pode ser um grande aliado da saúde quando aproveitado com segurança”, concluiu Raquel Ferrari.

Fonte: Metrópoles