Um homem de 25 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (8), em Joinville, no Norte catarinense, por distribuir e armazenar vídeos e fotos com cenas de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
A prisão, que ocorreu no bairro Iririú, faz parte da Proteção Integral IIl, deflagrada pela PF (Polícia Federal) e Polícia Civil de 13 estados. Foram cumpridos, simultaneamente, 175 mandados de busca e apreensão
Em Joinville, o mandado de busca e apreensão foi cumprido por agentes da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente) com apoio da Polícia Científica, após denúncias recebidas.
Durante as buscas, foi apreendido um aparelho celular e o investigado foi preso em flagrante pelo crime previsto no art. 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por crime hediondo e inafiançável.
A operação ocorreu em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo sob a orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil.
Participaram mais de 850 policiais. A Polícia Civil fez um alerta os pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar os filhos no mundo virtual e físico, com dicas para protegê-los dos riscos de abusos sexuais.
Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual;
Explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura;
Acompanhar de perto as atividades online dos jovens;
Ficar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador.
0 Comentários